Como fazer o Cabelo Crescer?
Em média o cabelo cresce cerca de 2.16 cm por mês. O que acontece, por vezes, é que em algumas pessoas esse crescimento é mais lento.
ler maisSente o cabelo fraco e quebradiço? Experimente reforçar o consumo de alimentos que fortalecem o cabelo e revitalize os seus fios.
Quem pretende ter um cabelo mais forte não deve descurar a alimentação. É que há alimentos que fortalecem o cabelo, o que significa que a dieta deve ser tida em consideração, por quem deseja ter um cabelo mais saudável.
De uma forma geral, os alimentos que fortalecem o cabelo são ricos em proteína. Isto, porque devem ter muitos aminoácidos, como é o caso da queratina, pois esta substância protege e fortalece o cabelo, evitando a sua queda.
Mas os alimentos que fortalecem o cabelo devem ter outras características. Eles devem conter vitaminas e minerais como zinco, ferro, ómega 3 ou biotina, os quais contribuem para o crescimento dos fios de cabelo.
No entanto, quando o problema do cabelo enfraquecido se mantém, é sinal de que consumir alimentos que fortalecem o cabelo não basta. Pode ser necessário consultar um especialista, como os que encontra ao seu dispor no Master Group.
Muitas pessoas podem achar que não há realmente alimentos que fortalecem o cabelo ou que a sua influência e importância no fortalecimento dos fios é quase inexistente. Nada mais errado!
Para perceber qual a sua real importância, é preciso saber que os fios de cabelo são compostos por proteína, queratina e minerais, como o zinco, o magnésio, o ferro e o selénio.
Além disso, eles possuem vitaminas C, E e betacarotenos, as quais produzem colagénio, ajudam a proteger dos raios solares e controlam a produção de sebo. Outra substância que assume um papel preponderante na saúde capilar são os óleos essenciais e o ómega-3, os quais são fundamentais na hidratação do cabelo.
Se nas suas refeições diárias não contemplar alguns dos alimentos que fortalecem o cabelo, será muito difícil exibir um cabelo forte, brilhante e sedoso. Por isso, vale a pena conhecer alguns destes alimentos e começar já hoje a incluí-los na sua alimentação quotidiana.
Há vários alimentos que fortalecem o cabelo e que podem e devem ser incluídos na dieta diária. Provavelmente, já adivinha alguns deles, tendo em conta os nutrientes, vitaminas e minerais que já dissemos fazerem bem ao cabelo.
No entanto, existem alimentos que fortalecem o cabelo que se destacam, por serem muito comuns. Provavelmente até tem alguns deles aí por casa, mas se calhar não os ingere com a devida frequência. Portanto, vale a pena perceber quais são esses alimentos e por que é que fazem tão bem aos fios de cabelo
Os ovos, como são muitos ricos em proteínas, vitaminas e minerais, devem ser consumidos regularmente, de modo a preservar a saúde capilar. Estes são alimentos que fortalecem o cabelo e que podem ser incluídos numa série de receitas, nomeadamente em saladas, quando cozidos, ou comidos mexidos, numa refeição mais ligeira.
Os peixes, em geral, e algumas espécies, como o salmão, em particular, são ricos em ómega 3, selénio, cálcio, ferro, fósforo e vitamina B1, tudo substâncias protetoras do couro cabeludo, nomeadamente no que diz respeito à proteção contra os raios UV. Por isso, os peixes são também considerados alimentos que fortalecem o cabelo.
As oleaginosas são alimentos muito agradáveis e saborosos que servem de belíssimos snacks. Além disso, tratam-se de alimentos que fortalecem o cabelo.
Falamos de nozes, óleo de linhaça, canola, sementes de chia, sementes de linhaça e sementes de girassol. Todos estes ingredientes ajudam a manter o cabelo forte e a evitar a queda e a caspa.
Todos sabemos que os citrinos são ricos em vitamina C. Mas será que sabia que estes são alimentos que fortalecem o cabelo? Referimo-nos à laranja, tangerina, limão e abacaxi. Todos estes frutos contribuem para a produção do colagénio, substância diretamente relacionada com o fortalecimento dos fios de cabelo.
Como já se percebeu, são vários os nutrientes benéficos para o cabelo. Cada um tem propriedades próprias e atua positivamente, mas de maneiras distintas, nos fios. Daí, também haver uma grande diversidade de alimentos que fortalecem o cabelo. Entenda melhor como cada nutriente atua na saúde capilar.
Quando tem uma dieta pobre em proteínas, o cabelo tende a ficar seco e mais enfraquecido. Portanto, para contrariar esta tendência, importa fazer uma alimentação rica em proteínas.
Além do peixe e dos ovos, há outros alimentos que fortalecem o cabelo e que são ricos em proteína, como é o caso das carnes brancas, dos legumes e dos produtos lácteos.
O ferro é um mineral essencial para o bom funcionamento de todo o nosso organismo, assumindo também um papel relevante na saúde e no equilíbrio da nossa raiz capilar.
Por isso, além dos espinafres de que falámos, existem outros alimentos que fortalecem o cabelo e que são ricos em ferro, como é o caso da beterraba, carnes vermelhas e agrião.
Todos já conhecemos as vantagens da vitamina C, nomeadamente no inverno, quando começamos a ficar constipados com mais frequência. No entanto, ela também ajuda a proteger o cabelo e a fortalecê-lo, pois incentiva a produção de colagénio.
Para garantir que consome vitamina C suficiente, além dos já mencionados citrinos, pode incluir na sua dieta outros alimentos que fortalecem o cabelo e que contêm vitamina C, nomeadamente groselha, mirtilos, kiwis, papaia ou batata doce.
O zinco é um mineral que não deve faltar na sua dieta, pois é essencial para a saúde capilar, já que fortalece o cabelo, evitando que ele fique seco ou que caia. Por isso, na lista dos alimentos que fortalecem o cabelo, deves incluir ingredientes ricos em zinco, como é o caso dos cereais integrais, por exemplo.
Mais um mineral que contribui para o fortalecimento do cabelo e também para a prevenção de um outro problema: a alopécia. Daí, ser importante reforçar o consumo de alimentos que fortalecem o cabelo e que são ricos neste mineral, como é o caso das sementes de abóbora e girassol, da avelã, da aveia, do abacate ou da ameixa.
O selénio, além de servir para fortalecer o cabelo, assume um outro papel, tendo em conta as suas propriedades antioxidantes. Ele cria uma barreira contra os radicais livres. Por esse motivo, é muito importante assimilar o selénio presente nos seguintes alimentos que fortalecem o cabelo: cereais integrais, salmão, feijão e alho.
O couro cabeludo produz sebo que serve para manter o cabelo hidratado e protegido. Para que ele seja capaz de produzir esta gordura natural, ele necessita de vitamina A. Logo, há também que ter em atenção os alimentos que fortalecem o cabelo e que possuem vitamina A, como por exemplo cenoura, abóbora, batata-doce, manga e tomate.
Principalmente no verão, a vitamina E é particularmente importante, tendo em conta o papel que assume na proteção do cabelo contra os raios UV. Logo, na lista dos alimentos que fortalecem o cabelo também devem constar ingredientes ricos em vitamina E, como manteiga de amendoim, nozes-pecã, damasco, amora, abacate e pistachos.
Todos os alimentos que fortalecem o cabelo e que foram citados anteriormente são relativamente acessíveis e, por isso, não é difícil incorporá-los nas nossas refeições do dia a dia.
Os citrinos e as oleaginosas podem ser facilmente incluídos nos lanches de meio da manhã e de meio da tarde, pois constituem excelentes snacks: saciantes, práticos e pouco calóricos.
Já os ovos, peixes e espinafres podem ser ingeridos combinados ou separados, em pratos quentes ou frios, numa multiplicidade de receitas, seja em saladas leves, seja na chamada “comida de conforto” ou “comida de tacho”.
Como dissemos logo no início, nem sempre os alimentos que fortalecem o cabelo são suficientes para resolver o problema do cabelo enfraquecido ou da queda de cabelo. Nestes casos, pode ser recomendável procurar ajuda profissional.
No Master Group, pode encontrar a ajuda que procura. Este grupo é especialista em Transplante Capilar FUE e em tratamentos para a queda de cabelo e para a calvície.