Se implante ou transplante capilar lhe dizem o mesmo é porque, na realidade, estes dois termos são muitas vezes utilizados enquanto sinónimos.
No entanto, um implante ou transplante capilar são dois tratamentos capilares distintos um do outro. São dois procedimentos diferentes. Duas técnicas diferentes. Por isso, é importante conhecermos exatamente no que é que diferem. Só assim vai poder tomar uma decisão informada.
Se a perda ou a queda de cabelo lhe preocupa, o mais certo é estar a ponderar entre um implante ou um transplante capilar. Pode descansar, pois chegou ao sítio certo.
Um transplante capilar é um procedimento médico que deve ser exclusivamente realizado por uma equipa especializada como a que encontra na Master Group.
Como o próprio nome indica, o grande objetivo de um transplante capilar é a relocalização de fios de cabelo saudáveis de uma parte do corpo para outra, nomeadamente a do couro cabeludo.
O que difere o transplante capilar de outros tipos de transplantes é o facto de este ser autólogo. Todos os transplantes podem ser divididos entre duas categorias: os autólogos e os heterólogos.
Os heterólogos são o tipo de transplantes que, provavelmente, mais facilmente reconhece. Na prática, este é o tipo de transplante que consiste na recolha de um órgão ou de um tecido orgânico de um indivíduo, transplantando-o para outro indivíduo – o paciente – que o necessita. É o que acontece com um transplante de coração, por exemplo.
Já os transplantes autólogos, como é o caso do transplante capilar, requerem apenas um único paciente: a pessoa que procura uma solução para a sua queda de cabelos permanente.
Contudo, num transplante capilar, vez de se utilizarem os fios de cabelo de outro indivíduo, é o próprio paciente que fornece o material orgânico necessário. Ou seja, é o próprio paciente que fornece o próprio cabelo para o transplante capilar.
O facto de os fios de cabelo a transplantar virem de uma zona dadora do corpo do próprio paciente torna-os não só o mais naturais possível (afinal, nasceram consigo!) como diminuem consideravelmente uma potencial rejeição. Por outras palavras, uma das maiores vantagens do transplante capilar reside no facto de este ser um procedimento muito mais eficaz do que um implante.
No transplante capilar, os fios de cabelo transplantados são adquiridos noutras zonas do corpo do próprio paciente. E se estes são os mais naturais possíveis, num implante capilar acontece o contrário.
Num implante, os fios de cabelo são artificiais. Literalmente artificiais: são cabelos falsos. Isto acontece porque o implante capilar é um dispositivo médico fabricado para substituir ou atuar como uma estrutura biológica do corpo.
O nome do termo diz tudo: o implante capilar refere-se a uma técnica de implantação de fios de cabelo produzidos de forma artificial no couro cabeludo dos pacientes.
Nos transplantes capilares realizados na Master Group, utilizamos a técnica FUE (Follicular Unit Extraction).
A sua diferença para os implantes não podia ser maior: os resultados são permanentes e o aspeto do seu cabelo mantém-se tão natural como o resto do corpo.
Além disso, ao optar por um transplante capilar em vez de um implante, os cuidados e a manutenção necessária para os fios de cabelo são bem menores. Por exemplo, quando os cabelos são artificiais, o cloro da piscina ou as tintas para o cabelo, por exemplo, podem ser bastante corrosivos para este tipo de material.
E nem pensar em cortes de cabelo ou em mudar de penteado! Lembre-se que os fios de cabelo utilizados num implante são artificiais: não crescem. Ao mesmo tempo, por se tratar de um elemento estranho ao corpo do paciente, o mais provável é os cabelos artificialmente implantados serem expulsos ou expelidos pelo mesmo.
Ao longo do tempo, são necessárias várias intervenções, uma vez que a sua expulsão dá origem a uma nova fase de perda de cabelos. Nada disto acontece com o transplante capilar.
Para resolver o seu problema e manter os fios de cabelo com um aspeto natural e saudável, o transplante capilar é mesmo a melhor solução.
Implante Capilar | Transplante Capilar | |
Cabelo Natural | ||
Aspeto Natural | ||
Cuidados Constantes* | ||
Teste Alérgico | ||
Risco de Rejeição | ||
Permanente |
* com o cloro da piscina, com as tintas, na escolha do corte de cabelo pois é um fio que não cresce,etc.
Mais do que as vantagens de um transplante capilar o que importa perceber são as vantagens do modo como o transplante capilar é feito na Master Group: com a técnica FUE. Na nossa clínica, os transplantes capilares são exclusivamente realizados de acordo com esta prática que, em suma, exige o transplante de cabelo unidade a unidade. Fio a fio de cabelo.
O preço de um transplante capilar envolve diversos fatores e deve ser tratado caso a caso. Mesmo assim, os principais fatores que podem influenciar o investimento final são aqueles ligados à extensão da zona a ser tratada, à experiência da equipa médica envolvida e à quantida de folículos necessários que, por sua vez, influenciam o tempo do transplante capilar.
Entre em contacto connosco e marque a sua consulta de avaliação ao seu caso.