A calvície masculina, alopecia androgenética masculina ou tão só alopecia masculina, é a causa mais comum para a queda de cabelo em homens.
Na verdade, a calvície masculina é tão comum que chega a afetar mais de metade de todos os homens, principalmente a partir dos 50 anos de idade.
O padrão de perda é por demais reconhecido e a queda dos folículos capilares ocorre de forma gradual, mas progressiva.
A calvície masculina começa por se fazer notar no couro cabeludo, ao longo da linha da frente, topo da cabeça (terço médio) e coroa (vértex), podendo, eventualmente, tornar-se completa.
Está a reconhecer os sintomas? A perda de cabelo devido à calvície é inexorável e irreversível, mas existem algumas soluções e até conselhos que podem ajudar a evitar a calvície masculina.
95% dos homens com calvície deve-se à alopecia androgenética
50-80% dos homens sofre ou poderá vir a sofrer de calvície androgenética
30% dos homens entre os 30 e os 40 anos sofrem de calvície androgenética
40% dos homens entre os 40 e os 50 anos sofrem de calvície androgenética
50% dos homens entre os 50 e os 60 anos sofrem de calvície androgenética
Mais de 80% dos homens com 80+ anos sofre de calvície androgenética
Também conhecida por alopecia androgenética, a calvície masculina é um distúrbio de origem genética, no qual um conjunto de genes provoca a miniaturização e queda de folículos capilares em homens.
A perda de cabelos é gradual e progressiva, podendo tornar-se completa ao fim de alguns anos.
Contudo, a calvície masculina é mais do que isso, também. Há um impacto psicológico associado à calvície masculina que não deve ser descurado.
Independentemente das causas para a queda de cabelo em homens, a verdade é que a calvície masculina acaba por poder afetar também a sua confiança e autoestima de forma negativa.
Ou seja, a queda de cabelo em homens acaba por causar um impacto na sua qualidade de vida, em geral. Mas há boas notícias.
Embora a calvície masculina seja efetivamente irreversível, existem soluções que podem ajudar a controlar a situação e, em último caso, a contorná-la por completo.
O transplante capilar é um bom exemplo disso mesmo. É claro que a melhor solução depende sempre de caso para caso até porque existem outros tratamentos capilares que podem ajudar a cada caso específico.
No entanto, será sempre imprescindível a marcação de uma consulta de avaliação.
É nesta consulta que as causas para a calvície masculina serão devidamente identificadas, mas é também aqui que se avalia o padrão de progressão da mesma e, por isso, se recomendam os melhores tratamentos capilares.
O padrão de calvície masculina é o padrão progressivo de perda de cabelo nos homens, a partir do momento em que a condição se faz notar.
Embora o padrão de calvície masculina possa variar de caso para caso, a sua evolução gradual tende a seguir sempre a mesma linha.
A perda de cabelo tende a começar pela linha frontal de cabelos, dando origem às conhecidas “entradas” que, na prática, se referem à queda de cabelo nas têmporas.
À medida em que o padrão de calvície masculina progride, nota-se a formação de uma “coroa” na parte superior da cabeça. Com o tempo, estas duas áreas unem-se, resultando numa única faixa de cabelo ao longo das laterais e parte de trás da cabeça do homem.
Por fim, nos casos mais extremos, também esses folículos capilares acabam por cair e tem lugar a calvície completa.
Por isso mesmo, existe uma relação direta entre os diferentes tratamentos capilares passíveis de se aplicar e o estado de progressão de cada caso de calvície masculina.
A causa para o aparecimento da calvície masculina está intrinsecamente ligada a uma série de fatores genéticos e hormonais.
Aliás, em 2008, a localização dos genes responsáveis foi identificada, tendo sido estabelecida uma relação direta com o cromossoma X: um dos cromossomas responsáveis pela determinação do género humano.
Contudo, o facto de o aparecimento da calvície masculina estar associada a fatores genéticos, tal não determina a inevitabilidade de uma pessoa ser calva, apenas porque um dos pais o é também.
A principal causa para o aparecimento da calvície masculina é determinada pela combinação dos genes de ambos os progenitores.
A par dos fatores genéticos, existem algumas componentes hormonais que contribuem para o aparecimento da calvície masculina, nomeadamente a hormona dihidrotestosterona ou DHT.
Nos casos de calvície masculina, a testosterona que é convertida em DHT encurta o ciclo de vida dos cabelos e leva à sua queda.
Por outras palavras, existe uma predisposição individual para a calvície masculina, na qual a queda do cabelo se deve a uma predisposição genética que se manifesta devido à presença de hormonas muito específicas.
Como se isso, por si só, não fosse já suficiente, há que ter ainda em consideração alguns fatores ambientais e estilos de vida que ajudam a acelerar todo o processo.
Níveis de stress, poluição, exposição do couro cabeludo a certos produtos químicos, medicamentos e outras condições de saúde são alguns dos fatores externos que contribuem para o aparecimento da calvície masculina.
No entanto, é muito neste contexto que se podem tomar medidas proativas para a prevenção da calvície masculina.
Embora exista uma predisposição genética para o aparecimento da calvície masculina e mesmo considerando a sua inevitável progressão, mediante a presença da DHT, existem algumas medidas que podem ajudar a retardar o seu avanço.
Algumas destas medidas incluem:
A estas medidas, deve ainda acrescentar a procura pelos melhores especialistas em cuidados e tratamentos capilares, de modo a avaliar o seu caso.
Na Master Group encontra uma equipa experiente, dedicada e capaz de lhe recomendar o melhor tratamento possível, verdadeiramente personalizado a si.
Marque uma consulta online e comece já hoje o combate contra a perda de cabelo.
Só é possível tratar a calvície masculina após uma consulta de avaliação do caso específico em tratamento.
Isto porque existem tratamentos capilares que poderão ajudar no seu caso, antes de recorrer a um transplante capilar propriamente dito.
No entanto, embora existam alguns tratamentos capilares aptos para o tratamento para a queda de cabelo em homens, a verdade é que o transplante capilar FUE acaba por ser a solução mais eficaz.
A técnica FUE – Follicular Unit Extraction – é uma técnica inovadora, cujos resultados se consideram naturais e duradouros, principalmente no tratamento da calvície masculina.
Este procedimento avançado envolve a transferência de unidades foliculares individuais de uma área doadora para a área recetora (o couro cabeludo) com resultados notáveis e um período de recuperação rápida.
Através de um transplante capilar FUE realizado na Master Group, ajudamos-lhe a recuperar não só o seu cabelo, como também a sua confiança e autoestima.
Entre em contacto connosco e esclareça todas as suas dúvidas. Queremos ajudá-lo a resolver o problema da calvície masculina. Fale connosco!