Vitaminas: proteja o seu couro cabeludo de A-Z
Quer um cabelo forte e saudável? Dê-lhe vitaminas. O nosso organismo precisa dos mais variados nutrientes para se manter saudável. Saiba mais aqui!
ler maisO título deste artigo chamou-lhe a atenção? Então é porque procura uma resposta exata para a pergunta “como lavar o cabelo”. Sinal de que sabe que a fórmula “água + shampoo” não é suficiente para uma rotina de lavagem realmente eficaz que mantenha o cabelo limpo, saudável e bonito.
Exibir um cabelo farto e exuberante pode não estar ao alcance de todos, mas manter o cabelo limpo e saudável, sim!
Mas para o conseguir deve saber como lavar o cabelo corretamente. Logo pela manhã? Três vezes por semana? Com água morna? Shampoo e condicionador?
Vamos responder a todas essas perguntas já de seguida para que possa otimizar a lavagem do cabelo (particularmente se tem cabelo oleoso ou seco) e evitar danos que possam acentuar problemas de oleosidade, caspa e ressecamento e até potenciar a queda do cabelo.
Se tem o cabelo oleoso é natural que esteja interessado em saber como lavar o cabelo oleoso. Em primeiro lugar, deve usar produtos próprios que limpem em profundidade e mantenham a sensação de limpeza por mais tempo, controlando a produção de óleo sem causar irritação no couro cabeludo e sem desrespeitar o pH natural do cabelo.
E depois de aplicar um shampoo para cabelos oleosos, massajando durante algum tempo para distribuir homogeneamente o produto, deve ter em atenção a remoção do mesmo.
Se não enxaguar com água em abundância, não consegue retirar todas as impurezas acumuladas no couro cabeludo e assim está a permitir que a oleosidade reapareça pouco tempo depois.
Também pode e deve usar um condicionador específico com uma fórmula leve. Embora no caso de cabelos oleosos seja importante verificar a quantidade de condicionador que coloca no cabelo. Não exagere! Basta aplicar nas pontas dos fios e deixar agir por alguns minutos antes de enxaguar.
Manter um cabelo seco bonito e hidratado não é fácil, mas com alguns cuidados na hora da lavagem, chega lá. Para começar, a escolha de um shampoo para cabelo seco é uma prioridade, sim?
Opte por produtos específicos e, se possível, encete a lavagem do cabelo seco com a aplicação de um óleo capilar momentos antes de molhar a cabeça. Depois aplique um shampoo com substâncias hidratantes, massajando suavemente com a ponta dos dedos, e termine com o condicionador.
Atenção que pode e deve alternar o condicionador com uma máscara de hidratação (que deve aplicar apenas no comprimento e pontas após o shampoo para cabelos secos).
E, se quer mesmo saber como lavar o cabelo corretamente, tome nota do seguinte: não convém exagerar no uso de produtos de reconstrução e regeneração, pois a curto prazo o resultado pode-se traduzir num cabelo macio e bonito, sim, mas a longo prazo pode tornar os fios do cabelo ainda mais rígidos.
Depende. Os especialistas em tratamentos capilares alegam que o mais indicado é lavar o cabelo - seja seco, oleoso ou normal - dia sim, dia não. Porém, como cada caso é um caso, a frequência da lavagem do cabelo deve levar em linha de conta alguns fatores.
O tipo de cabelo é o principal fator a determinar a frequência da lavagem, pelo que deve verificar, da lista em baixo, qual a textura e condição do seu cabelo para descobrir quando o deve lavar, de forma a apresenta-lo sempre limpo e bonito.
Em regiões mais quentes, o cabelo fica mais ressequido e precisa de lavagens mais frequentes para não ficar quebradiço. Em climas frios, onde a probabilidade de danos é menor, as lavagens não precisam de ser tão frequentes, embora o cabelo tenha tendência a ficar mais oleoso.
Pessoas que utilizam muitos produtos de styling, como gel, espuma, pomadas, lacas e tintas, precisam de lavar o cabelo com mais frequência porque as substâncias existentes nesses produtos deixam muitos resíduos.
Pessoas que praticam desportos e atividades ao ar livre devem lavar o cabelo todos os dias ou quase, pois a probabilidade de acumular resíduos é maior e há uma grande necessidade de hidratar e proteger os fios contra danos causados por sol ou sal em excesso, chuva, humidade, vento, etc.
É verdade que se costuma dizer que não se pode lavar o cabelo todos os dias, e essa crença está correta nalguns casos. Noutros está errada. Alguns tipos de cabelo podem ser lavados todos os dias sem restrições, desde que se usem os produtos certos.
Contudo, noutros casos, mesmo com os produtos certos, a lavagem diária não é aconselhada porque mais vale acumular alguns resíduos do que retirar a gordura natural que está a proteger os fios, tornando-os a seu tempo mais finos, frágeis e quebradiços.
O ideal é uma lavagem a cada 2 ou 3 dias é mais do que suficiente, embora, o fator psicológico também tem de ser equacionado aqui. É que muitas pessoas gostam de lavar o cabelo todos os dias porque se não o fizerem ficam desconfortáveis. Ora, se é o seu caso, o ideal é não insistir tanto na lavagem do couro cabeludo e trabalhar mais no comprimento e nas pontas.
Desta forma não retira completamente a oleosidade natural. Se possível, vá também distanciando as lavagens, aos poucos. De 5 lavagens por semana, passe a 4, por exemplo, e assim sucessivamente até chegar à frequência de lavagem ideal para o seu tipo de cabelo.
Quando quisermos! Não existe uma regra ou uma altura ideal para lavar o cabelo, isso depende da rotina de cada um. Não obstante, especialistas em matéria capilar aconselham a lavagem logo pela manhã e o motivo é simples: se lavar o cabelo à noite o mais provável é deitar-se com o cabelo ainda molhado, não é verdade? E os fios húmidos em contacto com a almofada facilitam o aparecimento de fungos.
Além disso, promovem a queda do cabelo e, no caso de pessoas com caspa, pioram o quadro. Em contrapartida, se lavar o cabelo de manhã, seguramente que à noite já está completamente seco e consegue evitar danos.
O tempo que devemos demorar a lavar o cabelo também depende do tipo de cabelo, bem como do comprimento. Porém, se quer mesmo saber como lavar o cabelo corretamente e atingir os melhores resultados, a dica é demorar, em média, 6 minutos, independentemente de ter o cabelo curto, médio ou longo: 3 minutos para lavar e outros 3 minutos para colocar o condicionador e enxaguar.
No que toca à temperatura da água para lavar o cabelo, uma coisa é certa: altas temperaturas danificam as fibras capilares! O calor em excesso faz com que a estrutura capilar fique inchada e as cutículas dilatadas, e isso causa mais nós e deixa os fios mais ásperos e rígidos. Por isso, deve preferir água fria.
Se não conseguir lavar o cabelo com água fria, opte pela água morna, mas tente enxaguar o cabelo, uma última vez, com água fria para selar a fibra e evitar que os fios fiquem ressequidos.
E se este artigo sobre como lavar o cabelo corretamente chegou tarde de mais porque já tem o cabelo fraco e com tendência para queda, não desanime!
Em última instância, um transplante capilar resolve o assunto.