Transplante capilar na Turquia: o sonho tornado pesadelo
Muitos portugueses recorrem a um Transplante Capilar na Turquia atraídos por pacotes de 2 em 1 que juntam a cirurgia ao turismo.
ler maisDescubra tudo o que precisa de saber sobre o transplante capilar e aprenda a distinguir mitos e verdades sobre este tema.
A perda de cabelo é um problema que afeta as pessoas também emocionalmente. A autoestima é ferida com a queda de cabelo e o seu impacto é refletido em diversos momentos do quotidiano, tanto na vida social, como profissional.
Se está a pensar fazer um transplante capilar, mas tem receio do que poderá acontecer, pode estar a ser vítima de desinformação.
Apesar do transplante capilar ser uma das cirurgias estéticas mais realizadas atualmente, ela encontra-se frequentemente envolvida num manto de dúvidas e de informações contraditórias.
A evolução nas técnicas médicas permitiu ao transplante capilar apresentar grandes progressos. No entanto, ainda sofre do estigma de décadas anteriores, em que o transplante era um procedimento que deixava resultados artificiais e cicatrizes enormes.
Atualmente, a realidade é bem diferente. Por isso, revela-se fundamental distinguir o que é verdade e o que são mitos relacionados com o transplante capilar.
O transplante capilar consiste numa cirurgia minimamente invasiva. O objetivo deste procedimento é a implantação de folículos pilosos (estruturas presentes na pele e dos quais os cabelos ou pelos nascem) em zonas onde não há cabelo ou onde há uma menor densidade (zona superior da cabeça).
No transplante capilar, os folículos são removidos das zonas onde há cabelo (frequentemente da região da nuca e das partes laterais do couro cabeludo). Efetivamente, esta cirurgia possibilita o transplante do cabelo, de uma zona sem predisposição para calvície ou queda de cabelo, para a região que apresenta falta de cabelo.
Existem muitos mitos em torno do transplante capilar que levam a que muitas pessoas adiem uma intervenção que pode fazer maravilhas pela sua estética, mas também pela sua autoestima.
Um dos mitos mais comuns é o de que o transplante capilar utiliza cabelo de outra pessoa. Isso é falso. Este procedimento só é feito com o cabelo do próprio paciente para não haver risco de rejeição. Embora se pudesse recorrer ao cabelo de outra pessoa, os efeitos colaterais que os medicamentos contra a rejeição geram não justificariam essa opção, porque o transplante capilar é um procedimento estético.
A ideia de que os resultados são apenas temporários é outro mito que afasta muitas pessoas de fazer um transplante de cabelo. O cabelo transplantado não cai ao longo da vida.
Dizer que os transplantes são só para jovens também é um mito comum. Nunca se é velho demais para fazer um transplante capilar. A idade avançada não é uma barreira, quando as áreas doadoras na parte de trás e nas laterais da cabeça se encontram em condições favoráveis a um transplante de cabelo.
Outro mito é que o transplante capilar é um processo extremamente doloroso. As técnicas contemporâneas estão a revolucionar este procedimento que recorre atualmente a mais tecnologia para promover o conforto durante o transplante.
Atualmente, o desconforto é mínimo, proporcionando uma experiência muito mais suave. No transplante capilar, nem há suturas. É usada anestesia local para a cirurgia e uma leve sedação para que o paciente esteja mais confortável, já que se trata de um procedimento demorado.
Geralmente, os pacientes que realizam este procedimento podem retomar as suas atividades quotidianas 24 horas após o transplante capilar ser realizado.
Quem pretende realizar um transplante capilar não pode deixar-se contaminar por mitos e tem de valorizar apenas as verdades. Mas há muitos conhecimentos que se devem ter em consideração, antes de avançar para a cirurgia.
A idade cronológica do paciente não tem influência na qualidade da zona dadora, mas a idade biológica sim. Ela pode influenciar a qualidade da zona dadora. Quando há um envelhecimento precoce do cabelo, ele afeta a qualidade do cabelo, originando o afinamento dos fios de cabelo e reduzindo a densidade capilar.
Além da dor ser reduzida ao mínimo, o processo de cicatrização na zona dadora é rápido. A pele inicia o processo de cicatrização dos pequenos pontos de extração folicular, a partir do primeiro dia após o transplante.
Geralmente, o crescimento do cabelo começa a notar-se e a esconder as pequenas marcas 7 dias após o transplante capilar. As crostas caem e as marcas tornam-se impercetíveis após 10 dias.
Embora a perda de cabelo seja um problema mais comum nos homens, não é um exclusivo masculino. A calvície ou alopecia androgenética também pode afetar pessoas do género feminino. Logo, o transplante capilar também pode ser uma opção para as mulheres, não sendo necessário raspar todo o cabelo para fazer esse procedimento.
Após o transplante capilar ser feito, resta aguardar o crescimento natural dos fios, que se inicia 3 a 4 meses após a cirurgia. Os cabelos crescem normalmente, cerca de 1 cm por mês.
O transplante capilar não se destina a qualquer pessoa. Antes de se realizar um transplante, é preciso ser feita uma avaliação por um médico que seja especialista em doenças do cabelo. Então, o diagnóstico definitivo pode ser feito excluindo patologias (doenças) específicas que possuem contraindicação para o transplante capilar.
Há patologias que comprometem os resultados esperados. Por isso, somente se recomenda o transplante capilar a pessoas que apresentem condições que permitam resultados duradouros.
O transplante capilar é, geralmente, recomendado a pessoas que apresentem as seguintes patologias:
É fundamental consultar um médico experiente e especializado em medicina capilar para haver sucesso no transplante capilar. Um profissional que faça uma avaliação rigorosa e realista do caso. Por isso, se tem em mente avançar para um transplante, seja criterioso com o local onde realiza o procedimento.
A experiência na realização cirurgias estéticas é fundamental para que o transplante capilar fique perfeito. Na Master Group, encontrará uma equipa de profissionais de excelência que serve bem quem se contenta com o melhor. Os nossos profissionais garantem os resultados mais naturais, além de fazerem um acompanhamento sério e cuidadoso a cada paciente.